Você sabe qual a importância da documentação ortodôntica?
E a documentação digital?
DOCUMENTAÇÃO DIGITAL
Utilizamos a documentação ortodôntica totalmente digital e computadorizada, com modelos 3D obtidos através do escaneamento intrabucal, além das fotografias e radiografias digitais. Oferecendo maior conforto para o paciente, isto permite um diagnóstico mais preciso e um fluxo mais rápido para o planejamento de seu tratamento.
A substituição do modelo de gesso pelo modelo computadorizado 3D é o principal diferencial na documentação digital. A partir dele, conseguimos realizar o planejamento mais preciso e já solicitar a confecção dos alinhadores (Invisalign), guias de colagem dos brackets ou dos aparelhos com impressão 3D.
Viva a Ortodontia em fluxo digital!
O que é documentação ortodôntica?
Antes de iniciarmos qualquer tratamento odontológico, um passo importante é o DIAGNÓSTICO. Na Ortodontia, para o correto diagnóstico utilizamos a documentação ortodôntica, que é um conjunto de exames composto por radiografias, fotografias, modelos das arcadas dentárias e análises cefalométricas com o objetivo de proporcionar uma visão abrangente do paciente, permitindo maior detalhamento e entendimento do caso.
Quais exames compõem a documentação ortodôntica?
Uma documentação ortodôntica completa é composta por:
Radiografia Panorâmica
Obtida por um aparelho de Raio-X específico para este fim (aquele que gira ao redor da cabeça), tem por finalidade avaliar todas as estruturas bucais e os dentes. Permite verificar a sequência e posição dos dentes em desenvolvimento, anomalias como cistos e tumores, tratamentos de canais, implantes, seio maxilar e muitas outras estruturas importantes.
Telerradiografia Lateral
Também obtida por um aparelho de Raio-X específico, é aquela que ficamos de lado para o feixe de raio-x com o aparelho distante. Este exame permite uma avaliação lateral do crescimento e desenvolvimento da maxila e mandíbula em relação à base do crânio. Com ela, nós ortodontistas, realizamos as importantes análises cefalométricas. Ainda a avaliação da fase crescimento pela análise da maturação das vértebras cervicais como indicadores da idade óssea para o tratamento ortodôntico.
Radiografias Periapicais de Incisivos
São as radiografias “menores” e localizadas na região anterior. Permitem uma avaliação mais precisa dos incisivos e suas raízes, realizadas separadamente devido à limitação dessa região na radiografia panorâmica.
Fotografias Odontológicas
São obtidas com equipamentos fotográficos próprios para fotografias odontológicas que permitem ampliação e close, como câmera digital, lente Macro e flash circular ou twin-light (podendo ser utilizado os flashes de estúdios). As fotografias são: intrabucais (frontal, laterais direita/esquerda e oclusais superior/inferior); extrabucais (frontal, frontal sorrindo, close de sorriso e de perfil).
Modelos Computadorizados
Atualmente utilizamos apenas os modelos 3D obtidos através do escaneamento intrabucal e sem moldagens com “massinha” e abolimos o uso de modelos de gesso (o meio ambiente agradece). Isto permite uma cópia fiel e mais precisa dos dentes, da oclusão (mordida) e das estruturas adjacentes.
Caso haja a necessidade de se obter os modelos físicos, conseguimos realizar a impressão em 3D com resina. A partir deste modelo impresso conseguimos confeccionar aparelhos fixos e removíveis.
Análises Cefalométricas
A partir das telerradiografias laterais são realizadas os desenhos e análises cefalométricas na qual através de marcações de pontos padronizados, traçados e medidas, é possível fazer uma avaliação mais apurada do padrão dento esquelético facial do paciente.
Eventualmente, ainda podemos solicitar alguns exames adicionais, como tomografias e ressonâncias magnéticas. Porém, estes exames não fazem parte da rotina de solicitação das documentações ortodônticas.